A busca pela estética e saúde corporal vem sendo muito valorizada na sociedade atual. A face tem a boca e o sorriso como pontos chaves na determinação de sua beleza e harmonia. Nesse contexto, possuir dentes brancos virou sinônimo de saúde, sucesso e jovialidade. Em vista disso, o CLAREAMENTO DENTAL, é um dos tratamentos mais procurados no nosso dia a dia, porém ele já esteve, e ainda está envolto em determinados mitos, em função de sua técnica inicial, que costumava gerar muita sensibilidade pós operatória. Hoje em dia, me deparo com questionamentos por parte dos meus pacientes sobre tais aspectos, o que é perfeitamente compreensível. Portanto, é fundamental esclarecer que, atualmente, dispomos de géis clareadores mais eficazes, com concentrações menores, porém não menos efetivas, e contendo substâncias que visam o controle da sensibilidade pós-operatória. Além disso, hoje em dia, ainda dispomos de aparelhos com LED VIOLETA, recentemente lançados no mercado, que se tornaram uma excelente opção de clareamento em consultório e, nos propiciam atingir bons resultados com ausência de sensibilidade.
Uma outra técnica é o CLAREAMENTO feito de forma caseira, em que usamos géis clareadores menos concentrados e, o paciente faz uso desses, algumas horas por dia. Particularmente, como nessa técnica dependo de uma colaboração maior por parte do paciente, a uso apenas em associação ao clareamento em consultório, em casos em que os dentes possuíam uma cor muito escura, como uma forma complementar ou, por preferências pessoais do paciente.
Após o clareamento dental, observa-se na maioria das vezes a necessidade de trocar restaurações por isso, este tratamento, sempre deve preceder a finalização estética com resinas compostas, facetas, laminados cerâmicos ou coroas dentárias.
Mesmo diante de dentes com uma coloração satisfatória, podemos lançar mão do Clareamento, visando realçar a beleza do sorriso através do aumento da luminosidade dentária.
Dra. Cristiane Almeida