Quando o paciente se queixa que a gengiva aparece muito, o correto é aumentar a gengiva ou os dentes? ou ambos?
Fatores genéticos individuais como padrão de crescimento facial, estrutura óssea, tamanho e formato dos dentes, vão determinar o tipo de sorriso de cada um. Existem situações em que podemos observar uma falta de proporção entre, lábios, dentes e mucosa gengival, e isso geralmente leva a uma insatisfação quanto à estética do sorriso. O paciente nos procura e nos cabe avaliar clinicamente e por meios diagnósticos auxiliares, qual tratamento ideal.
No caso clínico abaixo, vamos ilustrar uma situação em que foi preciso atuar, tanto na área da gengiva, quanto no tamanho dos dentes.
Paciente jovem, sexo feminino, fez inicialmente uma correção através de cirurgia ortognática, com Dra. Vanessa Castro, do terço médio e inferior da face.
Após remoção do aparelho ortodôntico, a paciente nos procurou querendo “aumentar” os dentes anteriores superiores”. Uma avaliação integrada, com a Dra. Susyane Almeida, mostrou a necessidade de uma cirurgia estética periodontal na região anterior do arco superior, diminuindo a extensão de gengiva que ficava exposta quando a paciente sorria, e harmonizando o que chamamos de estética rosa dessa paciente.
Após aproximadamente 2 meses (período de cicatrização), foi feito então, um clareamento em consultório com LED Violeta e, os procedimentos estéticos dentários com resina composta, com o objetivo de aumentar o tamanho dos dentes anteriores. Essa escolha ocorreu por não serem necessárias grandes correções, por ser uma paciente jovem, onde a resina nos possibilita resultados estéticos altamente satisfatórios e não invasivos, com preservação da estrutura dentária.
Restaurações em resina composta associadas à cirurgia estética periodontal